A Maratona Feminina de Nagoya anunciou nesta quinta-feira (15) as melhores atletas femininas do mundo que vão competir na 13.ª edição da prova, que se realizará no dia 10 de março de 2024. Os principais nomes em campo são Gotytom Gebreslase, da Etiópia, campeã mundial em 2022, em Oregon, com sua melhor marca pessoal em 2:18:11 e medalhista de prata em Budapeste 2023, e Eunice Chebichii Chumba, do Bahrein, campeã dos Jogos Asiáticos em 2023, em Hangzhou, que tem um recorde pessoal de 2:20:02.
A lista de competidores também inclui muitos atletas internacionais de destaque, como Delvine Relin Meringor,da Romênia, Violah Cheptoo e Sheila Chepkirui, do Quênia, Giovanna Epis, da Itália, Eloise Wellings, da Austrália, Camille French, da Nova Zelândia, e outros representando a China e Porto Rico.
As atletas japonesas são Ai Hosoda, terceira classificada no campeonato nacional do Japão para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, que estabeleceu um recorde pessoal de 2:21:42 na Maratona de Londres de 2022. A Maratona Feminina de Nagoya também contará com Ayuko Suzuki e Yuka Ando, representantes nas Olimpíadas de Tóquio. Rika Kaseda, participante no Mundial de Budapeste em 2023, está confirmada na prova do próximo mês. Todas as corredoras com registos pessoais com menos de 2 horas e 22 minutos vão disputar a última vaga na equipe japonesa de maratona para os Jogos Olímpicos de Paris. Caso alguém bata o recorde japonês de 2:18:59, garantirá um lugar para a Olimpíada.
A Maratona Feminina de Nagoya não é apenas uma das competições de elite mais rápidas do mundo como uma corrida de estrada da World Athletics Platinum Label, mas também é conhecida como a maior maratona feminina do mundo e um festival único para celebrar as corredoras. Todos os finalistas receberão um pingente exclusivo do evento da Tiffany & Co. A corrida de 2024 acontecerá em Nagoya, no Japão, em 10 de março, com 20 mil corredoras, enquanto uma corrida virtual é realizada atualmente de 10 de fevereiro a 31 de março, que pode ser competida em qualquer lugar do mundo por meio de um aplicativo de corrida. A vencedora receberá o prêmio recorde de 250 mil dólares (R$ 1,3 milhão).