Ir para o conteúdo principal

Uma estátua de bronze em honra de um escocês que introduziu o futebol no Brasil foi inaugurada em sua cidade natal, Busby, na região de East Renfrewshire, perto de Glasgow, na Escócia. Pesquisas nos últimos anos mostraram que Thomas Donohoe introduziu o futebol no Brasil quando emigrou para Bangu, no Rio de Janeiro, em 1894, enquanto trabalhava em uma tecelagem local.

Como um trabalhador de impressão qualificado, quando houve uma queda na produção de algodão na Escócia, Donohoe decidiu emigrar para o Brasil, para trabalhar como mestre na indústria emergente do algodão.  Quando chegou em Bangu em 1893 para trabalhar em uma tecelagem, o ex-jogador Donohoe ficou consternado ao descobrir que não havia bolas de futebol no país.  Mais tarde, ele organizou a primeira partida de futebol na Fábrica de Tecidos Bangu em agosto de 1894, fornecendo pessoalmente a primeira bola usada na partida.  Donohoe organizou muitas partidas locais entre grupos de trabalhadores do ramo na Fábrica de Tecidos Bangu.

Anteriormente, o crédito da introdução do futebol no Brasil foi dado ao inglês Charles Miller. Miller foi fundamental na introdução do futebol estruturado em São Paulo.  No entanto, pesquisas de Richard McBrearty, curador do Museu escocês de Futebol e do historiador local de Busby John McVicar nos últimos anos, mostraram que a partida de Donohoe ocorreu seis meses antes da partida de Charles Miller em São Paulo.

Hoje, o futebol é uma parte fundamental da identidade cultural brasileira e o time local de futebol de Bangu, Bangu Atlético, reconheceu a contribuição de Thomas Donohoe para o futebol brasileiro quando o clube encomendou uma estátua de 5 metros de altura de Donohoe antes da Copa do Mundo de 2014.

A escultura em Busby foi encomendada pela autoridade do governo local East Renfrewshire Council com o apoio do Busby Community Council e financiamento do Fundo do Centro da Cidade do Governo Escocês. O Conselho de Renfrewshire Oriental espera que a escultura atraia visitantes para a aldeia e ajude a fortalecer os laços culturais e esportivos entre a Escócia e o Brasil.

Falando no evento de lançamento A reitora Mary Montague disse: “Já homenageado com uma escultura no Brasil, acho justo que também prestemos homenagem à lenda do futebol Thomas Donohoe, em sua cidade natal, Busby. Fiquei encantada em ver a escultura acabada aqui hoje e encorajaria qualquer um que visitasse Busby, parasse e visse Thomas e descobrisse a grande variedade que as empresas locais têm a oferecer. ”

Richard McBrearty, curador do Museu Escocês de Futebol, reconhece que a discussão sobre quem trouxe o futebol ao Brasil pode nunca ser realmente respondida. Ele explicou: “O argumento pode nunca ser vencido porque ambos os homens (Miller e Donohoe) eram de origens muito diferentes e ambos estabeleceram bases muito importantes em um momento semelhante na história brasileira.

“Charles Miller era de uma família rica, e também era educado e muito bem relacionado na sociedade paulista. Ele tinha os meios para criar as estruturas maiores com as qual ele é creditado.

“Mas Donohoe, na minha opinião, também é extremamente importante porque a sociedade brasileira foi segregada ao longo das linhas raciais na década de 1890, na verdade a escravidão só havia sido abolida em 1888. Donohoe abriu a porta para permitir que os trabalhadores negros jogassem o mesmo jogo que os trabalhadores brancos, o que não acontecia em São Paulo na época.” Então, eu gostaria de pensar que esses dois pioneiros

devem ser enaltecidos por deixar sua própria marca na história.”

Márcio Bernardes

Jornalista, publicitário e professor de jornalismo.

Deixe uma resposta