A Conmebol tomou uma acertada decisão ao tirar o gol qualificado como visitante do critério de desempate das competições organizadas por ela a partir do ano que vem. Assim, os confrontos eliminatórios são mais justos, afinal gol é gol em qualquer lugar.
A linha adotada pela entidade para Copa Libertadores e Copa Sul-Americana – os principais torneios entre clubes do continente – segue o mesmo padrão da Uefa. Os europeus anunciaram o fim da regra em junho passado.
La CONMEBOL elimina el “gol de visitante”. En adelante todos los goles de los torneos de la CONMEBOL tendrán el mismo valor, ya no se considerará como un factor de desempate los tantos convertidos en calidad de visitante. Con ello, se apunta a una mayor justicia deportiva.
— CONMEBOL.com (@CONMEBOL) November 25, 2021
Com isso, o último gol que decidiu um confronto pelo tento qualificado fora de casa foi o de Dudu, no empate por 1 a 1 entre Palmeiras e Atlético-MG, na semifinal no Mineirão. O atacante foi o responsável por manter o Verdão na briga pelo tricampeonato e a final será no próximo sábado (27), no estádio Centenário, em Montevidéu.
A mudança na regra acontece após muito tempo. A Libertadores e Sul-Americana passaram a adotar o gol qualificado fora de casa desde a edição de 2005.
Lá na Europa como cá, tudo ficará igual, inclusive com final única que estamos nos acostumando por aqui.
MAIS BAMBAMBAM:
Palmeiras ou Flamengo? Clubes chegam iguais para decisão
Preços da final da Libertadores estão fora da realidade