A casa de leilões Aguttes, na França, vai leiloar uma peça da história do futebol mundial em 6 de junho: o troféu Bola de Ouro Adidas vencido por Diego Maradona, eleito o melhor jogador da Copa do Mundo do México de 1986. Esta é a premiação individual mais importante concedida a Maradona por um torneio no qual ele capitaneou a Argentina para a vitória no Mundial, marcando o ‘gol do século’ e o infame gol ‘mão de Deus’ contra a Inglaterra no confronto das quartas de final.
Jorge Burruchaga, companheiro de equipe argentino de Diego Maradona e marcador do gol da vitória na Copa do Mundo de 1986, comentou a importância do camisa 10 para a conquista daquele bicampeonato.
“Naquela Copa do Mundo de 1986, Diego brilhou como nunca em sua carreira e foi seu momento. Sabíamos que tínhamos o melhor jogador do mundo, não havia dúvidas sobre isso, sabíamos disso como um fato”. Disse Burruchaga.
“Minha lembrança favorita desta Copa do Mundo é o segundo gol que ele marcou contra a Inglaterra, que permanece o mais bonito da história para mim, porque você deve considerar o estado do campo, a altitude, o contexto entre os dois países e o que ele conseguiu fazer. Ele passou por seis jogadores. Foi divino. Naquele dia, ele criou um legado duradouro para todos os esportistas argentinos, não apenas para os jogadores de futebol, mostrando o quanto é necessário lutar para ser digno de vestir a camisa argentina”, completa o ex-jogador.
Diego Armando Maradona foi nomeado “Jogador do Século 20” pela Fifa, juntamente com Pelé, e este troféu simboliza sua maior conquista e seu maior gol de todos os tempos. Desde a Copa do Mundo da Fifa de 1982, a Bola de Ouro Adidas tem premiado o melhor jogador do torneio, e assim constitui uma das distinções individuais mais prestigiadas no mundo do futebol.
Maradona recebeu o troféu Bola de Ouro Adidas no Lido, em Paris, em 13 de novembro de 1986, como o melhor jogador da Copa do Mundo. Uma peça única na história do futebol, este prêmio dado ao jogador mais emblemático deste esporte, ao lado de Pelé, constitui uma novidade na sala de leilões: nenhum troféu Bola de Ouro Adidas foi apresentado em leilão, até hoje.
O Museu da Fifa, em Zurique, na Suíça, preserva a Bola de Ouro Adidas de 1990. Enquanto a Bola de Ouro Adidas muda de design a cada Copa do Mundo, o troféu de 1986 utiliza os desenhos da bola oficial “Azteca” da Adidas usada no México. Em um leilão recente, a camisa usada por Diego Maradona durante o jogo da Copa do Mundo de 1986 contra a Inglaterra foi vendida por uma 7 milhões de dólares (cerca de R$ 35,5 milhões).
Ela foi vendida pelo ex-jogador da Inglaterra, Steve Hodge, que trocou de camisa com Maradona após a partida no qual Maradona marcou os dois gols. O troféu Bola de Ouro Adidas engloba e marca toda essa história.
“Usada com muita frequência de forma errônea, a palavra lenda se encaixa perfeitamente em Diego Maradona. Ele é para o futebol o que Muhammad Ali é para o boxe ou Michael Jordan é para o basquete, um ícone icônico que vai muito além dos limites de seu esporte. Ele certamente é um dos atletas mais humanos que já conhecemos, com suas forças e fraquezas”, comenta François Thierry, especialista em esportes da Casa de Leilões Aguttes.